O X Brasil ainda opera em território nacional, mais de duas semanas após o anúncio de sua saída do Brasil. A empresa está localizada na Avenida Brigadeiro Faria Lima nº 4055, 5º Andar, Sala nº 05-119. Esse endereço foi indicado pelo escritório que representa a empresa no Brasil em uma petição apresentada à Justiça Eleitoral de São Paulo no dia 25 de agosto.
Na quarta-feira (28), o blog visitou o local. De acordo com informações dos funcionários do prédio, o espaço é um co-working utilizado pela X antes da decisão de Moraes e que atualmente é ocupado por um prestador de serviços da empresa, embora não esteja disponível para atender jornalistas.
Fontes da CNN confirmaram que a empresa não foi fechada e mantém seu CNPJ ativo, apesar da demissão dos funcionários.
A CNN contatou o escritório Pinheiro Neto Advogados, que assina a petição com o endereço da X Brasil, mas, por meio de sua assessoria, o escritório informou que não se manifestaria sobre o assunto.
A estratégia da X tem sido separar as operações da X Brasil da X Corp, sediada nos Estados Unidos. A empresa argumenta que somente a X Corp tem a autoridade para bloquear perfis conforme determinação de Moraes, enquanto a X Brasil atuaria apenas como representante da X Corp no Brasil.
No entanto, Moraes acredita que a X Corp não pode operar no Brasil sem uma representação legal e determinou que a X Brasil siga suas ordens para bloquear perfis considerados antidemocráticos, todos alinhados ao bolsonarismo.
Em 19 de agosto, a CNN informou que a equipe jurídica da X Brasil alertou a X Corp sobre a possibilidade de Moraes banir a rede social no Brasil.
As informações são da CNN Brasil.