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quarta-feira, 19 novembro, 2025
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Verba para promover gestão Lula supera recursos destinados a campanhas de utilidade pública

Por Alexandre Gomes

Publicidade institucional concentra 57% do orçamento federal para comunicação em 2025

Em 2025, ano que antecede as eleições municipais, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou a fatia do orçamento destinada à divulgação institucional da própria gestão, superando os investimentos em campanhas de utilidade pública. Segundo levantamento divulgado pela Folha de S.Paulo, 57% da verba de publicidade federal foi dedicada à promoção de ações, programas e slogans do governo.

Por outro lado, campanhas consideradas de interesse público — como orientações sobre vacinação, prevenção a doenças e informações sobre benefícios trabalhistas, como o saque-aniversário do FGTS — ficaram com 43% dos recursos.

O contraste é significativo quando comparado a gestões anteriores. Em 2017, no governo Michel Temer (MDB), 70% dos recursos publicitários foram destinados exclusivamente a campanhas de utilidade pública.


Mudança ocorre após posse do novo chefe da Secom

Durante o atual mandato, o governo Lula vinha distribuindo os recursos de forma equilibrada entre comunicação institucional e campanhas públicas. A partir de 2025, porém, houve mudança na orientação, coincidindo com a chegada de Sidônio Palmeira ao comando da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom).

Dados obtidos pelo jornal mostram que os dois tipos de campanhas somaram R$ 1,54 bilhão:

  • R$ 661,6 milhões destinados a campanhas de utilidade pública;
  • R$ 876,8 milhões reservados para publicidade institucional da Presidência.

A publicidade institucional inclui peças que destacam políticas públicas, programas governamentais e realizações da gestão federal.


Secom nega uso político dos recursos

Procurada, a Secom afirmou que não há uso político da verba e que a comunicação institucional tem como finalidade “garantir que a população beneficiada esteja informada sobre serviços, direitos e entregas do governo”.

A pasta acrescentou que:

  • A publicidade de utilidade pública possui caráter educativo;
  • A comunicação institucional inclui campanhas sobre políticas públicas, direitos dos cidadãos, acesso a serviços e iniciativas para estimular a participação social na formulação de políticas.

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