Dólar Hoje Euro Hoje
quinta-feira, 19 setembro, 2024
Início » Trudeau sofre grande golpe: Partido Liberal perde importante reduto eleitoral em Montreal, aumentando a pressão pela sua saída

Trudeau sofre grande golpe: Partido Liberal perde importante reduto eleitoral em Montreal, aumentando a pressão pela sua saída

Por Alexandre Gomes

O Partido Liberal do Canadá perdeu uma cadeira tradicionalmente segura em um distrito eleitoral de Montreal, de acordo com resultados preliminares divulgados nesta terça-feira. Essa derrota deve aumentar a pressão sobre o primeiro-ministro Justin Trudeau para considerar sua renúncia.

A Elections Canada informou que, com 100% das urnas apuradas em LaSalle-Emard-Verdun, a candidata liberal Laura Palestini foi superada pelo candidato separatista do Bloco Quebequense, Louis-Philippe Sauvé. Palestini obteve 27,2% dos votos, enquanto Sauvé conseguiu 28%. O candidato do New Democratic Party (NDP) ficou em terceiro lugar com 26,1%. A eleição ocorreu para substituir um legislador liberal que renunciou.

Esse resultado intensifica os questionamentos sobre o futuro político de Trudeau, cuja popularidade vem diminuindo após quase nove anos no poder. Embora ele tenha afirmado que liderará o partido nas eleições previstas para o fim de 2025, alguns membros liberais estão pressionando por mudanças na liderança.

Recentemente, a legisladora liberal Alexandra Mendes, que representa um distrito de Quebec, afirmou que muitos de seus eleitores pedem a saída de Trudeau. Nas eleições gerais de 2021, os liberais venceram em Montreal com 43% dos votos, mas a crise econômica atual, com alta nos preços e problemas imobiliários, parece ter influenciado o resultado recente.

Pesquisas indicam que os liberais podem enfrentar uma derrota significativa para os conservadores de centro-direita liderados por Pierre Poilievre na próxima eleição. Segundo uma pesquisa da Leger, os conservadores contam com 45% de apoio, um nível raro no Canadá, enquanto os liberais estão com 25%.

A queda na popularidade de Trudeau reflete o descontentamento dos eleitores com o aumento do custo de vida e a crise habitacional, exacerbada pela chegada de residentes temporários. Poilievre promete reduzir impostos e controlar a imigração até que mais casas sejam construídas, enquanto os liberais planejam focar em associá-lo ao movimento “Make America Great Again” de Donald Trump.

Poilievre, conhecido por seu estilo combativo, também quer cortar o financiamento da emissora pública CBC e, em abril, foi expulso da Câmara dos Comuns após chamar Trudeau de “maluco”.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.