A discussão sobre a troca da letra do hino nacional para termos de linguagem neutra ganhou destaque nas redes sociais, especialmente na direita, conforme levantamento da consultoria Bites a pedido do GLOBO. O episódio ocorreu no último sábado (24), durante um comício da campanha para a Prefeitura de São Paulo de Guilherme Boulos (PSOL).
No evento, a cantora Yurungai substituiu o trecho “Dos filhos deste solo” por “Des filhes deste solo”, o que gerou grande repercussão nas redes sociais a partir de terça-feira (27). De acordo com o levantamento, foram registradas 157 mil publicações sobre o hino nacional, com a maioria (154 mil) no Twitter, além de 944 notícias e 1,2 mil posts em páginas do Facebook. O assunto gerou 1,88 milhão de interações e 51,7 milhões de visualizações no Twitter.
O pico de interações ocorreu por volta das 18h de terça-feira, com predominância do debate na direita, impulsionado por figuras bolsonaristas como Damares Alves e Carla Zambelli. No entanto, o episódio também recebeu atenção de perfis políticos variados e páginas não diretamente relacionadas à política. Perfis de centro-esquerda também se manifestaram negativamente, criticando a estratégia da campanha de Boulos.
André Eler, diretor técnico do Bites, observou que a repercussão nas redes sociais não superou o engajamento gerado por Marçal no mesmo dia, que acumulou 325 mil menções e 63,8 milhões de visualizações. Eler destacou que a dificuldade de Guilherme Boulos em pautar as redes sociais reflete um destaque negativo para sua campanha.
Em resposta, Boulos qualificou a troca da letra do hino como um “absurdo”, afirmando que a decisão foi tomada pela produtora contratada para o evento, e que sua campanha não mais trabalhará com a empresa responsável. Ele explicou que a mudança na letra não foi uma decisão de sua campanha e expressou seu descontentamento com o ocorrido.