Dólar Hoje Euro Hoje
quinta-feira, 3 abril, 2025
Início » ‘Totalmente preparado’: aliados de Trump dizem que ele está melhor posicionado do que nunca para promulgar agenda

‘Totalmente preparado’: aliados de Trump dizem que ele está melhor posicionado do que nunca para promulgar agenda

Por Alexandre Gomes

“Desta vez, ele conhece Washington”, disse o deputado Marlin Stutzman

Os aliados republicanos do presidente Donald Trump na Câmara dizem que ele está melhor posicionado do que nunca para promulgar sua agenda legislativa, entrando na Casa Branca armado com quase uma década de conhecimento sobre Washington.

“Na primeira vez, ele era um grande empresário, mas não conhecia Washington. Ele entendeu agora”, disse o deputado Jeff Van Drew, RN.J., um aliado próximo de Trump que trocou de partido para se alinhar melhor a ele durante seu primeiro mandato. “Ele está totalmente preparado para isso. Da última vez, ele estava aprendendo. Ele aprendeu. Ele está pronto para ir.”

Vários legisladores republicanos da Câmara que serviram no Congresso durante o primeiro mandato de Trump descreveram um homem que está retornando a DC com uma vitória eleitoral triunfante e uma compreensão aguçada de como o Capitólio e a rede mais ampla de DC funcionam.

Vários disseram que as mudanças estão se manifestando na comunicação quase constante dele e de sua equipe com os legisladores republicanos e nas pessoas que ele está contratando para sua equipe.

“Ele sabe agora que Washington geralmente vai reagir, e eles vão fazer o que quiserem fazer — seja chamado de estado profundo, establishment ou unipartidário. Acho que ele está muito ciente, e acho que está comportando suas ações para abordar essas questões”, disse o deputado Scott Perry, R-Pa. “Ele entende que pessoal é política, então ele está tentando colocar as pessoas certas no lugar, não porque sejam leais a ele, mas porque são leais à agenda que o povo quer.”

Poucas horas depois de tomar posse na segunda-feira, Trump realizou eventos públicos nos quais assinou dezenas de decretos executivos para cumprir promessas feitas durante a campanha.

Durante todo esse tempo, ele manteve contato próximo com o presidente da Câmara, Mike Johnson, republicano de Louisiana, e com o líder da maioria no Senado, John Thune, republicano de Dakota do Sul, além de convocar uma leva de republicanos da Câmara para Mar-a-Lago no início deste mês para discutir a agenda do Partido Republicano.

O deputado republicano Marlin Stutzman, de Indiana, ex-membro fundador do House Freedom Caucus, que serviu na Câmara de 2010 a 2017 e está de volta para mais um mandato, notou uma diferença marcante em relação à era do ex-presidente Paul Ryan.

“Não parecia que ele e o presidente Ryan estavam na mesma página ao entrar no Congresso. Eu os vi tendo discussões sobre a eleição e comícios, e eles simplesmente tinham perspectivas diferentes, o que eu acho lamentável porque foi uma oportunidade realmente perdida para muitas coisas serem feitas”, disse Stutzman.

“Desta vez, ele conhece Washington, tem uma ótima equipe que está montando e acho que sua equipe será muito mais disciplinada e focada na janela de quatro anos para fazer o máximo possível.”

O deputado Gary Palmer, republicano do Alabama, ex-membro da liderança do Partido Republicano na Câmara, também comentou sobre o foco de Trump no Congresso.

“Seu primeiro mandato foi claramente uma campanha populista. Ele tinha pessoas realmente inteligentes, mas elas não tinham nenhuma experiência no Congresso”, disse Palmer. “Isso não está acontecendo agora. Eles trabalharam muito próximos a nós. Sinto que estamos todos na mesma página sobre o que precisa ser feito.”

O deputado Jeff Crank, republicano do Colorado, que foi apresentador de rádio antes de sua carreira política, observou que o ambiente de mídia em que Trump entrou foi mais receptivo em comparação a 2016.

“Ele meio que quebrou o complexo da mídia. Ele parecia como – o pessoal da mídia que em 2016 estava resistindo a ele, agora eles perceberam, ‘Bem, talvez isso fosse censura que estávamos fazendo, e talvez não seja a melhor coisa para o nosso modelo de negócios'”, disse Crank. “Mas, seja o que for, eles meio que se juntaram a ele, certo, de muitas maneiras.”

Uma parte significativa da educação de Trump em DC veio durante os quatro anos em que ele esteve fora do cargo, disse o deputado Darrell Issa, republicano da Califórnia, um aliado de longa data. Mas ele e outros concordaram que, em sua essência, Trump não mudou.

“Não há dúvida de que ele é melhor do que se tivesse corrido para um segundo mandato. Ele é o mesmo homem, no entanto. Ele sabe no que acredita”, disse Issa

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.