Durante o ato pró-anistia realizado neste domingo (6) na Avenida Paulista, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), defendeu o perdão aos presos pelos atos de 8 de janeiro e criticou a atual situação econômica do país. Para ele, a anistia é uma pauta “urgente, justa e humanitária”, necessária para pacificar o Brasil e permitir que a nação volte a crescer.
Tarcísio citou o aumento da inflação e dos preços dos alimentos para destacar o contraste com o governo anterior. “Se está tudo caro, volta Bolsonaro”, afirmou o governador, arrancando aplausos da multidão. Ele ainda declarou que muitos dos condenados por 8 de janeiro apenas observavam os acontecimentos e estão sendo punidos injustamente.
Em um tom emocional, dirigiu-se diretamente ao ex-presidente Jair Bolsonaro: “O senhor faz falta e a injustiça não vai prevalecer. Tenho certeza que o senhor vai voltar para trazer esperança para estas pessoas.” Em seguida, liderou o coro com a multidão: “Volta, Bolsonaro!”
O governador expressou a esperança de que, após o ato, “Deus toque o coração de cada parlamentar” e ajude na aprovação do projeto de anistia. Segundo o levantamento do Estadão, já são 197 deputados favoráveis à proposta — faltando apenas 60 votos para alcançar a maioria necessária. O Partido Liberal segue mobilizado para acelerar a votação do regime de urgência na Câmara.