Dólar Hoje Euro Hoje
sábado, 21 setembro, 2024
Início » STF avalia nova lei sobre marco temporal; Congresso e indígenas em debate intensificado

STF avalia nova lei sobre marco temporal; Congresso e indígenas em debate intensificado

Por Marina B.

O Supremo Tribunal Federal (STF) realizará nesta quarta-feira (28) a segunda audiência de conciliação sobre o marco temporal para a demarcação de terras indígenas. O encontro reúne representantes de povos originários e de partidos políticos para discutir a recente lei aprovada pelo Congresso Nacional, que limita os direitos de propriedade indígena às terras ocupadas até 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal.

A audiência ocorre enquanto tramita no Senado a proposta de emenda à Constituição (PEC 48/2023), que poderá ser votada em outubro. A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), principal entidade representativa dos indígenas, também estará presente, apesar das críticas à condução da primeira audiência de conciliação, realizada no início do mês, e a ameaça de abandono da comissão.

A Apib reafirma que os direitos de posse das terras indígenas são inegociáveis e critica a falta de paridade no debate com os partidos políticos. As audiências de conciliação continuarão até 18 de dezembro deste ano, permitindo tempo para o Congresso analisar e votar a PEC sem a interferência de novas decisões do STF.

O ministro Gilmar Mendes é o relator das ações que buscam manter a validade do projeto de lei que reconheceu o marco temporal, após o Congresso derrubar o veto do presidente Lula (PT). Mendes também supervisiona processos nos quais entidades indígenas e partidos governistas questionam a constitucionalidade da tese.

Embora Mendes tenha rejeitado pedidos para suspender a lei aprovada, em setembro do ano passado o STF decidiu contra o marco temporal, o que levou à rápida aprovação da lei pelo Congresso, posteriormente vetada por Lula com os mesmos argumentos do Supremo.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.