Após o ditador venezuelano Nicolás Maduro reacender a discussão sobre as fragilidades do sistema eleitoral brasileiro, o pastor Silas Malafaia usou suas redes sociais nesta quarta-feira (24) para apresentar várias razões que geram amplo descrédito nas urnas eletrônicas do Brasil, que não permitem a impressão de um comprovante do voto para possível auditoria.
O líder religioso publicou um vídeo em suas plataformas digitais com o título:
— Urnas eletrônicas são 100% confiáveis?
Malafaia se dirigiu aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aos senadores, deputados e à imprensa, questionando:
— Por que apenas Brasil, Butão e Bangladesh têm eleições 100% eletrônicas, sem possibilidade de verificação do voto impresso?
O presidente da Assembleia de Deus Vitória em Cristo alertou que “existem mais de 43 países no mundo que utilizam o voto eletrônico de forma parcial ou total, mas sempre com a comprovação por voto impresso”.
— Por que somente o Brasil? Será que o Brasil tem uma tecnologia mais avançada do que Estados Unidos, Alemanha, França, Inglaterra, Japão e Israel? Se a tecnologia brasileira é tão superior, por que essas nações não adotam o sistema brasileiro? É porque urnas eletrônicas sem voto impresso não são confiáveis — afirmou Malafaia.