Senadores alinhados a Jair Bolsonaro propuseram a formação de uma comissão temporária no Senado, composta por 11 membros, para monitorar as investigações nos Estados Unidos relacionadas às acusações feitas pelo empresário Elon Musk contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.
Na quarta-feira (24), foi protocolado um requerimento solicitando a criação desse colegiado, que precisa ser aprovado pelo plenário do Senado. Caso a proposta seja aceita, a primeira ação do grupo será uma viagem a Washington D.C.
O documento foi iniciativa da senadora Damares Alves (Republicanos-DF), com apoio de outros 10 parlamentares, incluindo Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Hamilton Mourão (Republicanos-RS).
Justificativa dos senadores
No requerimento, os senadores argumentam que é fundamental que representantes brasileiros acompanhem de perto as investigações sobre as denúncias feitas por Musk, que apontam supostas violações de direitos fundamentais por parte de Moraes.
“Eles afirmam que o Senado não pode ficar passivo diante de uma situação tão séria e que é essencial agir em conjunto com o Congresso dos EUA para garantir uma investigação efetiva. Além disso, destacam a importância de reunir informações para que o Senado brasileiro possa acompanhar o desenrolar dos acontecimentos no país”, diz o requerimento.
Caravanas aos EUA
Os senadores bolsonaristas se uniriam a uma “caravana” já anunciada pelo Congresso brasileiro para viajar a Washington e acompanhar as investigações sobre o tema. Por outro lado, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) liderará uma comitiva de ex-membros da CPI do 8 de Janeiro para discutir com congressistas norte-americanos sobre “ataques antidemocráticos” em ambos os países.
Acompanharão Gama o senador Humberto Costa (PT-PE) e os deputados federais Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Henrique Vieira (PSol-RJ), Rafael Brito (MDB-AL) e Rogério Correia (PT-MG).
Deputados bolsonaristas também estão se organizando para viajar aos EUA. Pelo menos cinco deles solicitaram para estar presentes pessoalmente na audiência com Musk na Câmara dos Representantes dos EUA, em 8 de maio.