Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 30 setembro, 2024
Início » Senado aprova lei que elimina ‘saidinha’ de presidiários

Senado aprova lei que elimina ‘saidinha’ de presidiários

Por Alexandre G.

Nesta terça-feira (20), o Senado aprovou o cerne do projeto que elimina a prática da saída temporária de detentos, popularmente conhecida como “saidinha”, durante feriados e datas festivas, como o Dia das Mães e o Natal.

Os senadores ainda devem finalizar a análise da matéria, votando sobre os destaques – propostas de alteração que são decididas individualmente.

Posteriormente, o texto precisará passar por uma nova votação na Câmara dos Deputados. Somente após a aprovação pelos deputados é que o projeto poderá ser promulgado como lei.

A iniciativa surge como resposta à pressão dos parlamentares da oposição, que argumentam que os detentos aproveitam a saída temporária para escapar da prisão e cometer outros delitos.

O debate no Congresso sobre a restrição das saídas temporárias vem ocorrendo desde 2013. A proposta ganhou força após o policial militar Roger Dias ser assassinado por um detento beneficiado pela saída temporária em Belo Horizonte, em janeiro.

O relator do projeto, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), sugeriu até mesmo que, caso aprovado como lei, o texto seja nomeado em homenagem ao “Sargento PM Dias”. O acusado de assassinar o PM, Welbert Fagundes, foi recapturado e agora cumpre sua pena em regime fechado.

Normalmente, não há vigilância sobre os detentos liberados temporariamente, mas o juiz pode determinar o uso de tornozeleiras eletrônicas, se julgar necessário. O projeto, portanto, elimina a possibilidade de os presos visitarem suas famílias e participarem de atividades de reintegração social.

No entanto, o texto mantém a autorização para saídas temporárias para participação em cursos. Essa sugestão foi feita pelo senador Sérgio Moro (União-PR), que considera essa medida como uma forma de reintegração social.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.