O Comitê Judiciário da Câmara dos Estados Unidos, que anteriormente examinou uma série de notificações do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes ao X (antigo Twitter), liderado por Elon Musk, agora emitiu uma intimação à plataforma de vídeos Rumble para entregar documentos relacionados ao judiciário brasileiro.
A própria empresa canadense confirmou essa informação em seu perfil oficial no X, nesta quarta-feira (24). Em resposta à solicitação do governo dos Estados Unidos, o Rumble declarou que irá cooperar com a intimação após reunir as informações solicitadas sobre as ordens emitidas pelo STF.
O Rumble, um concorrente do YouTube, encerrou suas operações no Brasil no final do ano passado devido às decisões judiciais exigindo a remoção de conteúdo, o que os administradores da empresa consideraram censura.
Os usuários que acessavam a plataforma no Brasil foram confrontados com o seguinte aviso na época: “Devido às exigências do governo brasileiro para remover criadores de nossa plataforma, o Rumble está atualmente indisponível no Brasil. Estamos contestando essas exigências do governo e esperamos restaurar o acesso em breve”.