Dólar Hoje Euro Hoje
domingo, 22 setembro, 2024
Início » Representantes de 17 setores econômicos pressionam Governo por desoneração até 2027

Representantes de 17 setores econômicos pressionam Governo por desoneração até 2027

Por Marina B.

Nesta quarta-feira (21), representantes de 17 setores da economia afetados pela intenção do governo de reonerar a folha de pagamento, apresentaram um manifesto em defesa da desoneração até 2027. Em colaboração com um grupo de parlamentares, eles estão pressionando o governo a manter o que já foi decidido pelo Congresso. O documento dos empresários será entregue ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

O manifesto busca exercer pressão sobre o governo, que vetou a proposta aprovada pelo Congresso Nacional e apresentou uma Medida Provisória (MP) 1.202/2023, que prevê a reoneração gradual da folha de pagamento. A MP vai de encontro à decisão da Casa Legislativa em 2023.

No documento, os representantes afirmam que a desoneração foi aprovada com o “apoio do próprio governo” e solicitam a retirada da parte referente ao tema da MP, propondo que o encaminhamento seja feito por meio de um projeto de lei (PL).

A desoneração da folha de pagamento substitui, para 17 setores da economia, a contribuição previdenciária de 20% sobre os salários por alíquotas de 1% a 4,5% sobre a receita bruta das empresas. Além disso, reduz de 20% para 8% a alíquota da contribuição previdenciária de municípios com até 156 mil habitantes.

Em entrevista coletiva nesta quarta-feira, a relatora do projeto na Câmara dos Deputados, Any Ortiz (Cidadania-RS), defendeu a prorrogação até 2027, afirmando que a medida é eficaz. Ela pediu que Arthur Lira e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), coloquem a matéria em votação caso não haja acordo com o governo.

De acordo com Vivien Suruagy, representante do setor da Confederação Nacional de Tecnologia da Informação e da Comunicação (Contic), os empresários estão abertos a discutir alterações, mas querem a manutenção da desoneração até 2027, conforme já decidido pelo Congresso.

O texto explica que a desoneração da folha de pagamento de empresas é uma medida que substitui a contribuição previdenciária patronal, incidindo sobre a receita bruta das empresas. Essa medida visa reduzir os encargos sociais das empresas para estimular a geração de empregos e aliviar os custos trabalhistas.

Já a MP apresentada pelo governo Lula, tem o objetivo de reduzir a perda de receita do governo federal. Proposta pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a medida visa alcançar a meta de déficit zero nas contas públicas e colocar em ordem o Orçamento. A proposta prevê alíquota menor de imposto, a partir de abril, apenas para um salário mínimo por trabalhador e redução gradual do benefício até 2027. Esses 17 setores beneficiados pela desoneração estão entre os que mais empregam no país.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.