Parlamentares ouviram do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a promessa de que a proposta que estabelece mandatos para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) avançará ainda este ano. Em entrevista à coluna, a relatora do projeto, Tereza Cristina (PP-MS), informou que a intenção é iniciar a discussão logo após as eleições de outubro. “Essa foi a previsão dada”, confirmou a senadora, mencionando que discutiu o tema com Pacheco pouco antes do recesso parlamentar.
O que muda
O projeto propõe mandatos de oito anos para os ministros do STF, com uma emenda adicional que proíbe candidaturas por quatro anos após o término do mandato.
Jogos de Poder
Márcio Bittar (União-AC) acredita que essa pauta pode ser uma estratégia de Pacheco para conquistar votos da oposição e promover Davi Alcolumbre (União-AP) como seu sucessor.
Ceticismo
Apesar de apoiar a proposta, Eduardo Girão (Novo-CE) duvida do comprometimento de Pacheco com o avanço do projeto: “Eu não vejo esse interesse do Pacheco em fazer isso.”
Apoio Generalizado
Marcos Rogério (PL-RO) afirma que o projeto não é apenas uma demanda da oposição e assegura que Pacheco também é a favor da proposta.