Dólar Hoje Euro Hoje
domingo, 29 setembro, 2024
Início » Rebelião no judiciário: OAB convoca luta pela liberdade de expressão nos julgamentos do STF

Rebelião no judiciário: OAB convoca luta pela liberdade de expressão nos julgamentos do STF

Por Marina B.


Beto Simonetti, presidente nacional da OAB, optou por lançar o peso da entidade em uma campanha nacional para promover no Congresso uma Proposta de Emenda à Constituição que garanta o direito dos advogados de fazerem sustentação oral durante as sessões do STF.

Essa iniciativa, de acordo com Simonetti, é uma resposta direta ao ministro Alexandre de Moraes, que, segundo a avaliação do líder da OAB, tem desrespeitado a lei ao impedir que a defesa faça apresentações durante julgamentos da 1ª Turma do Tribunal. “Dado que o ministro tem se recusado a aplicar a lei, vamos buscar a aprovação de uma PEC no Congresso”, afirmou Simonetti ao Radar.

Ao presidir os julgamentos da turma, Moraes tem adotado o entendimento, estabelecido no Regimento Interno do STF, de que não é permitido aos advogados fazerem sustentação oral em agravos internos. Essa postura tem gerado debates acalorados com juristas em diversos julgamentos do tribunal. Para a OAB, a sustentação oral é uma garantia constitucional que não deveria ser submetida a regimentos internos, mesmo no STF.

Simonetti está programado para anunciar a campanha pela PEC nesta quarta-feira, durante a abertura da Conferência Nacional da Jovem Advocacia, que este ano acontece no Mato Grosso do Sul.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.