Em uma entrevista ao Financial Times, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luis Roberto Barroso, expressou críticas a Elon Musk, vinculando o bilionário a um “movimento perigoso de direita”. Barroso sugeriu que Musk poderia estar alinhado com uma articulação de direita global, destacando preocupações sobre uma crescente onda de “populismo autoritário” e a necessidade de combater ameaças à democracia.
Ele enfatizou que estão em curso esforços para enfrentar poderosos adversários da democracia.
Há uma clara confusão na cabeça de muitos, que querem porque querem, fazer acreditar que a direita é antidemocrática e que a esquerda é a democrática. O que fica claro, é que a palavra democracia, para a direita representa a liberdade para que todos possam ter opiniões, mesmo que contrárias. Já para a esquerda, a democracia é algo que tem a liberdade relativa e bem restritiva para seus opositores e o pleno direito de fazer o que quiser, entre os seus pares. Algo que pode ser chamado de ditadura, a exemplo que vemos no mundo.
Quanto ao Elen Musk, só esqueceram de avisar ao presidente do STF, que ele não é um amante da direita e está longe da extrema-direita, como a esquerda adora rotular a direita conservadora. Musk que tem um viés mais a esquerda, não deixa de ser justo e não fecha os olhos para as arbitrariedades e abusos cometidos seja para que lado for. Hoje se percebe esse mesmo comportamento no Glenn Greenwald editor do The Intercept.