Dólar Hoje Euro Hoje
quinta-feira, 19 setembro, 2024
Início » Prefeitos aprovam novo contrato com Sabesp após privatização

Prefeitos aprovam novo contrato com Sabesp após privatização

Por Marina B.

Em uma reunião breve de menos de duas horas, prefeitos das cidades atendidas pela Sabesp, aprovaram o novo contrato a ser firmado com a empresa após sua privatização. Uma das principais alterações é a prorrogação da concessão até 2060.

A votação representa a etapa final do processo político de desestatização da companhia, que agora avança para a venda das ações. O governo liderado por Tarcísio de Freitas (Republicanos) planeja realizar a oferta pública ainda em junho.

Dos 305 municípios e entidades civis que participaram da votação, 287 foram favoráveis à aprovação do contrato, enquanto 18 se posicionaram contra. Entre os municípios que se opuseram estão São José dos Campos, Franco da Rocha, Glicério, Ilhabela, Itapeva e Mauá.

Embora alguns municípios não tenham comparecido à reunião, a grande maioria dos que integram o grupo esteve presente. O peso dos votos foi distribuído entre entidades de sociedade civil, municípios e o governo estadual, resultando na aprovação do novo contrato por 89,9% dos votos.

Com a aprovação, todos os municípios que fazem parte do grupo, serão atendidos pela Sabesp até 2060. Os contratos existentes serão encerrados após a venda das ações da empresa, e o acordo aprovado nesta segunda-feira 20), entrará em vigor imediatamente.

A reunião ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, com a presença de Tarcísio, acompanhado pela secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do estado, Natália Resende, e do secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab.

O processo faz parte das reuniões da URAE-1, criada em 2021 para reunir todos os municípios atendidos pela Sabesp. Na mesma ocasião, foram aprovados o Plano Regional de Saneamento Básico, o regimento interno da URAE-1, a Arsesp como reguladora do novo contrato e a nomeação de Resende como presidente do conselho deliberativo do grupo.

Após a reunião, em entrevista coletiva, Tarcísio confirmou a intenção de oferecer as ações da empresa até junho, mesmo que um cronograma anterior definisse a meta para julho. O processo agora precisa ser discutido no conselho do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo.

Enquanto isso, parlamentares da oposição, continuam buscando medidas judiciais para frear o processo. No entanto, Resende expressou confiança de que o governo está preparado para lidar com eventuais contestações judiciais.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.