Dólar Hoje Euro Hoje
terça-feira, 5 novembro, 2024
Início » Preço da carne aumenta. Inflação dos alimentos dispara

Preço da carne aumenta. Inflação dos alimentos dispara

Por Alexandre Gomes

A inflação dos alimentos em São Paulo disparou em outubro, alcançando a maior taxa mensal de 2024, com um aumento de 1,34%, conforme divulgado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O principal vilão dessa alta foi o preço da carne, especialmente a bovina, que registrou um aumento de 3,15% no mês.

O preço da arroba do boi gordo subiu para R$ 320, impulsionado pela menor oferta de bois no mercado interno e pelas exportações recordes de carne bovina. As vendas externas de carne in natura subiram 27% em volume e 40% em termos de receita, totalizando US$ 1,1 bilhão em outubro. A alta nas exportações, que inclui também carne de frango e suína, tem pressionado ainda mais os preços no mercado doméstico, afetando o bolso dos consumidores brasileiros.

Além da carne, outros produtos como café, óleo de soja e laranja também contribuíram para o aumento da inflação dos alimentos. O café, cuja safra foi impactada por condições climáticas desfavoráveis no Brasil e no Vietnã, atingiu preços recordes. A soja também viu uma queda na oferta devido à quebra de safra, o que, aliado ao aumento da demanda por biodiesel e a continuidade das compras pela China, elevou os preços do óleo de soja.

A laranja, por sua vez, enfrentou problemas de doenças nos pomares e variações climáticas, resultando em um aumento de 91% no preço do suco de laranja desde janeiro do ano passado.

O aumento nos preços dos alimentos está pressionando ainda mais os orçamentos das famílias brasileiras, em um momento de instabilidade econômica. Com a continuidade das altas nos custos de produção e exportações, as perspectivas para os preços de alimentos seguem desafiadoras.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.