Recentemente, uma postagem da Bancada da Oposição no X, causou alvoroço nas redes sociais ao compartilhar um trecho controverso da fala do senador Cleitinho. No fragmento divulgado, o senador afirma: “A pessoa que paga 20 anos de #IPVA já pagou o carro duas vezes. Não devia nem existir o IPVA. É só olhar as estradas do Brasil”, disse autor da PEC 7223/2023.
A declaração do senador Cleitinho, que propõe a eliminação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), gerou intensos debates online. Enquanto alguns internautas concordam com a visão do senador, argumentando que o IPVA representa uma dupla tributação sobre o mesmo bem, outros expressam preocupação com as possíveis consequências da abolição do imposto.
O IPVA é uma importante fonte de receita para os estados brasileiros, sendo destinado principalmente para investimentos em infraestrutura, saúde, educação e segurança pública. Portanto, a proposta de acabar com esse imposto levanta questionamentos sobre como esses setores seriam financiados sem essa fonte de recursos.
Além disso, a qualidade das estradas brasileiras, mencionada pelo senador Cleitinho em sua fala, é um tema recorrente de críticas por parte da população, que muitas vezes se queixa da falta de investimentos em infraestrutura viária. A relação entre a arrecadação do IPVA e a melhoria das estradas torna-se, portanto, um ponto crucial no debate em torno da proposta do senador.
No passado o IPVA chama-se Taxa Rodoviária Única (TRU), que tinha como finalidade conservar as estradas. Quando o IPVA substituiu a TRU, essa “obrigação” pela conservação das estradas deixou de existir. Assim o IPVA é apenas mais um imposto, usado com a desculpa de ser destinado a segurança, educação e saude. Mesmo com tantos impostos destinados sempre a esse fim, segurança, educação e saude, é tudo que o brasileiro não tem. Nos EUA a taxa de IPVA é em torno de 25 dólares, uma pequena taxa apenas para declarar que o veiculo está regular no corrente ano.