Líder da legenda na Casa, Sóstenes Cavalcante prevê 300 votos favoráveis à medida de perdão aos envolvidos no 8 de janeiro
Integrantes do Partido Liberal (PL) na Câmara dos Deputados avaliam que o partido já dispõe de maioria suficiente para aprovar a proposta de anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro e aos detidos por envolvimento nos atos de 8 de janeiro. O líder da legenda na Casa, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), afirmou, nesta terça-feira, 2, que acredita em apoio expressivo para que a medida avance.
Durante discurso no plenário, Cavalcante declarou que “a Câmara tem maioria absoluta para votar a anistia e isentar o presidente Bolsonaro e todos os inocentes do 8 de janeiro para que passem pela anistia justa e humanitária”.
O movimento ganhou força com a adesão de líderes de partidos de centro, que agora pressionam o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para incluir o projeto em pauta depois do julgamento de Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal. A análise da 1ª Turma da Suprema Corte tem previsão para acabar no dia 12 de setembro.
O ex-presidente, aliados e integrantes de seu governo são réus no STF por suposta tentativa de golpe de Estado.
Apoio do centrão e a articulação do PL na Câmara pela anistia
Ainda em sua fala, Cavalcante agradeceu publicamente a Motta. “Quero agradecer ao presidente Motta, que fez questão de comunicar a todos os líderes que a maioria está sendo construída”.
De acordo com os bastidores de Brasília, líderes do PP, do União Brasil e do Republicanos apoiam o PL e fortalecem a base favorável à anistia. Cavalcante entende que o texto poderá reunir mais de 300 votos favoráveis quando for submetido ao plenário, ainda sem previsão de parecer final.
Segundo relatou o líder do PL na Câmara, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), também atua na articulação pelo avanço do projeto. Embora Tarcísio tenha cumprido agenda em Brasília nesta terça-feira, 2, não houve encontro formal com Hugo Motta. Contudo, o líder paulista intensifica sua atuação nos bastidores para impulsionar a tramitação da proposta.