Pesquisas realizadas em todo o país nas últimas duas semanas causaram alarme no Planalto ao apontarem uma possível derrota significativa para o PT e a esquerda, especialmente nas capitais e nos maiores municípios. Até o momento, a única vitória certa da esquerda em capitais parece ser a de João Campos (PSB), que busca a reeleição no Recife. Nesta semana, o instituto Quaest (PE-09154/2024) confirmou seu favoritismo, com Campos atingindo 77% das intenções de voto, porém, o PT não participa de sua chapa, já que o prefeito fez questão de excluir candidatos petistas.
Nordeste conservador
Mesmo no Nordeste, João Campos é uma exceção entre os candidatos de esquerda que lideram nas pesquisas. Nas outras oito capitais da região, candidatos de direita estão à frente.
Direita em ascensão
As pesquisas indicam um cenário preocupante para o PT, com partidos conservadores, como o PL, sendo os favoritos em 21 das 26 capitais.
Crescimento do antipetismo
O PT vive um momento difícil: elegeu 630 prefeitos em 2012, mas esse número caiu para 256 em 2016 e 183 em 2020. As perspectivas para 2024 não são animadoras.
Derrotas sem disputa
A situação eleitoral do PT é tão desfavorável que o partido optou por não disputar em cerca de 846 municípios, onde não conseguiu registrar nenhum candidato.