Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 16 setembro, 2024
Início » Perfil criado por Elon Musk expõe ordens de censura do STF contra perfis conservadores

Perfil criado por Elon Musk expõe ordens de censura do STF contra perfis conservadores

Por Marina B.

O empresário e proprietário do Twitter/X, Elon Musk, divulgou uma nova série de documentos no perfil Alexandre Files, criado para expor ordens enviadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), à plataforma. A divulgação ocorreu na noite de quarta-feira, 4.

Oeste obteve detalhes da postagem através de um colaborador que reside no exterior. A publicação revela uma ordem de bloqueio datada de 9 de março de 2023. Segundo Musk, Moraes teria solicitado a censura de perfis de cidadãos comuns, com poucos seguidores, que expressavam apoio à ideologia conservadora.

Para Musk, a ordem de Moraes viola garantias constitucionais como o devido processo legal, a liberdade de expressão e a proteção de dados pessoais.

“Moraes não conseguiu identificar uma única postagem ilegal de nenhum desses indivíduos, muito menos justificar o bloqueio total das contas”, afirmou Musk através do perfil Alexandre Files. “É muito provável que essas contas tenham sido censuradas simplesmente porque Moraes discordava de suas opiniões políticas.”

Musk concluiu sua postagem afirmando que, embora o ministro alegue proteger a democracia, censurar um lado do debate político é o oposto de defender a democracia.

Elon Musk critica “corrupção extrema” de Moraes

Em seu próprio perfil, Musk compartilhou a postagem do Alexandre Files e criticou Moraes, alegando que o ministro tentou forçar a rede social a adotar medidas ilegais segundo a legislação brasileira e a manter silêncio sobre isso.

Musk questionou: “Se isso não é corrupção extrema, o que é?”

Publicações dos censurados

No perfil Alexandre Files, Musk observou que Alexandre de Moraes não explicou os motivos dos bloqueios nem quais postagens seriam consideradas ilegais. A reportagem de Oeste verificou os perfis mencionados por Musk.

O perfil de Katia Graceli está inativo desde novembro de 2020, dois anos e quatro meses antes da ordem de Moraes. Katia compartilhava publicações em apoio a Donald Trump e Jair Bolsonaro (PL).

O perfil de Beto Rossi continha publicações de apoio a Bolsonaro, registros de sua presença em manifestações, críticas a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e memes. Sua última publicação foi em outubro de 2023. Entre os memes, havia referências ao “amigo do amigo do meu pai”, codinome de Dias Toffoli em e-mails da Odebrecht, um caso revelado pela revista Crusoé em 2019 e censurado por Moraes antes de a ordem ser revogada.

O terceiro perfil mencionado por Musk é o de Lucinha Ramiro, que está inativo desde maio de 2022. Esse perfil também compartilhava postagens de apoio a Bolsonaro, convocações para protestos e críticas a Lula e ao PT.

As informações são da Revista Oeste.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.