O presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou nesta quarta-feira (14) que está buscando uma “saída política para a crise na Venezuela”.
“Eu demorei porque estava em uma ligação com a Colômbia, tentando encontrar uma solução política para o problema da Venezuela e restaurar a estabilidade democrática naquele país”, afirmou Lula.
A informação sobre a ligação foi antecipada pela analista da CNN Jussara Soares. Lula conversou com Gustavo Petro, presidente da Colômbia, para discutir a situação na Venezuela.
Após a declaração de Nicolás Maduro como vencedor da eleição presidencial e os protestos da oposição, que alegaram fraude, o Brasil, em conjunto com Colômbia e México, pediu a divulgação das atas eleitorais.
O telefonema ocorreu um dia após a saída do México do grupo de negociações sobre as eleições venezuelanas. De acordo com a CNN, a saída do México não foi uma surpresa para o Brasil, que já esperava pelo movimento devido aos obstáculos que o país havia colocado nas negociações.
Ainda nesta quarta-feira, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, partiu para Bogotá com o objetivo de discutir a situação das eleições venezuelanas.
A analista da CNN Luísa Martins informou que o Brasil também está elaborando uma proposta para um “segundo turno” na Venezuela, uma possibilidade que Lula mencionou em uma reunião ministerial na semana passada.
A declaração de Lula sobre a crise venezuelana foi feita no Palácio do Planalto, durante uma reunião sobre investimentos do programa Nova Indústria Brasil (NIB).