A Polícia Federal foi convocada nesta quarta-feira para investigar um possível ataque hacker ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do governo federal. Desde as 11h, a plataforma, que é utilizada pelos ministérios, está fora do ar.
Os investigadores estão realizando levantamentos preliminares e ainda não há informações sobre a extensão dos danos ou quantas pastas foram comprometidas pela invasão.
Hoje pela manhã, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos divulgou um comunicado aos servidores sobre um “incidente grave de segurança cibernética”, que resultou na indisponibilidade de “várias soluções tecnológicas”, incluindo o SEI e diversas funcionalidades.
Em nota pública, o ministério informou que o sistema, responsável pelo andamento eletrônico de processos administrativos de nove ministérios e dois outros órgãos, não afetou os serviços oferecidos ao cidadão através do http://GOV.BR . A equipe de TI está trabalhando para restaurar os serviços o mais rapidamente possível.
O ministério também comunicou aos servidores que está “atuando para garantir a integridade e segurança dos dados”, mas ainda não há previsão para a conclusão do reparo. Eles pediram que os servidores busquem soluções alternativas para evitar a paralisação de processos ou procedimentos urgentes.
Na circular interna, o Ministério orienta que as solicitações de serviços sejam registradas por telefone e que os casos de computadores sem acesso à internet sejam informados. Além disso, pedem que utilizem outra máquina com acesso à internet, e prometem enviar um novo boletim com informações no início da tarde, mantendo a comunicação intensiva pelos canais oficiais até a resolução do incidente.
Com informações, O Globo.