Os deputados Kim Kataguiri (União-SP) e Guto Zacarias (União-SP) acionaram o Ministério Público Federal para investigar a Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI) e a primeira-dama Janja da Silva. Segundo os parlamentares, a OEI teria fechado contratos com o governo federal sem licitação, somando mais de R$ 700 milhões, para organização de eventos como o G20 e a COP-30.
A denúncia aponta possível favorecimento indevido, conflito de interesses e aparelhamento do Estado, especialmente após a nomeação de Janja para um cargo de coordenação na entidade. De acordo com os deputados, o presidente Lula editou decretos que dispensaram a aprovação da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), órgão responsável por fiscalizar esses contratos.
Além disso, os parlamentares citam investigações em outros países envolvendo a OEI, e pedem apuração por improbidade administrativa.
A oposição prepara ainda um pedido de instalação de uma CPI para investigar os decretos que beneficiaram a entidade. As assinaturas para a criação da comissão já começaram a ser recolhidas.