Dólar Hoje Euro Hoje
sexta-feira, 13 fevereiro, 2026
Início » Oposição convoca atos contra Lula, Moraes e Toffoli para 1º de março

Oposição convoca atos contra Lula, Moraes e Toffoli para 1º de março

Por Alexandre Gomes

Parlamentares da oposição convocaram manifestações nacionais para o dia 1º de março contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e Dias Toffoli. O ato principal está previsto para a Avenida Paulista, em São Paulo.

A mobilização ocorre em meio à crise envolvendo o inquérito do Banco Master. Em nota, o deputado Luciano Zucco (PL-RS) afirmou que o movimento “Acorda Brasil” pretende “canalizar a indignação popular e reforçar o clamor por transparência, respeito à Constituição e responsabilização das autoridades”.

Dias Toffoli deixou a relatoria do caso após a Polícia Federal encaminhar ao STF relatório com dados extraídos do celular de Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, nos quais havia menções ao ministro. O processo foi redistribuído ao ministro André Mendonça.

Convocações nas redes sociais

O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) também convocou apoiadores para os atos e fez críticas aos ministros do STF. Em vídeo divulgado nas redes sociais, defendeu o afastamento de Toffoli e Moraes da Corte.

O deputado Carlos Jordy (PL-RJ) afirmou que a redistribuição do processo representa um avanço, mas reiterou que continuará defendendo a instalação da CPMI do Banco Master. Já o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante, declarou que a escolha de André Mendonça pode representar uma condução mais técnica e previsível do caso.

Atos confirmados

Até o momento, estão previstos três atos para o dia 1º de março:

  • São Paulo: às 14h, na Avenida Paulista;
  • Belo Horizonte: às 10h, na Praça da Liberdade;
  • Porto Alegre: às 15h, no Parcão.

Pedido de impeachment

Mais cedo, parlamentares da oposição, liderados pelo deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) e pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE), protocolaram novo pedido de impeachment contra Dias Toffoli.

A saída de Toffoli da relatoria foi comunicada em nota conjunta do STF, na qual ministros defenderam a atuação do colega no caso. Ainda assim, integrantes da oposição afirmam que continuarão pressionando por medidas no Congresso.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.