Dólar Hoje Euro Hoje
terça-feira, 26 novembro, 2024
Início » Operação tempestade: Cláudio Castro lidera ofensiva contra inundações

Operação tempestade: Cláudio Castro lidera ofensiva contra inundações

Por Marina B.

Desde o alvorecer deste domingo (25/02), sob a direção do governador Cláudio Castro, o Governo do Estado mobiliza esforços na cidade de Três Rios, situada na região Centro-Sul Fluminense, após as intensas chuvas ocorridas no sábado (24/02). O foco principal está na restauração da normalidade no Centro, área mais impactada, com equipes e maquinário trabalhando incansavelmente nas ruas.

“Estamos em constante comunicação com Três Rios e outras cidades afetadas pelas chuvas. Ordenei aos nossos secretários que estejam prontos para prestar assistência aos municípios, colaborando estreitamente com as prefeituras. Nossa prioridade é assegurar que a vida das pessoas retorne à normalidade. Nossas equipes estão identificando as necessidades mais urgentes e garantindo que não haja carências”, enfatizou o governador Cláudio Castro.

A Secretaria de Estado das Cidades está liderando os esforços, disponibilizando equipamentos essenciais, como três retroescavadeiras, dois caminhões basculantes e um caminhão pipa, para auxiliar na limpeza das ruas próximas à Praça São Sebastião e à Avenida Beira Rio.

Além disso, agentes da Defesa Civil Estadual continuam presentes nas áreas mais afetadas, como em Japeri, onde foi estabelecido um Gabinete de Crise. Drones estão sendo utilizados para mapeamento e análise dos danos, além do monitoramento de áreas de risco. As equipes técnicas também estão auxiliando na documentação necessária para solicitar apoio federal.

A Secretaria de Estado de Defesa Civil permanece em alerta constante, monitorando as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos em todo o estado através do Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), emitindo alertas de riscos hidrológicos e geológicos conforme necessário.

As secretarias de Infraestrutura e Obras Públicas e de Defesa Civil, junto com o DER-RJ, estão empenhadas na liberação das rodovias afetadas. Sete rodovias já foram liberadas, enquanto as RJs 127 e RJ-125 permanecem interditadas, com a RJ-125 funcionando em meia pista, operando no sistema de Pare e Siga.

Desde quinta-feira (22/02), equipes e maquinário do Estado estão em ação intensiva em várias cidades, incluindo Nova Iguaçu, Japeri, Queimados, Paracambi, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin, Varre-Sai e Barra do Piraí, buscando minimizar os impactos das chuvas. Diversas secretarias trabalham em conjunto nessas áreas.

No sábado, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, as prefeituras receberam mais de 23 mil itens, como kits de higiene, limpeza, água, colchões e cestas básicas.

Mais de 100 máquinas permanecem nas cidades afetadas, incluindo 25 máquinas do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea), como caminhões e escavadeiras, destinadas a Nova Iguaçu e Paracambi. A Secretaria de Infraestrutura e Obras e o DER-RJ operam com 53 e 35 máquinas, respectivamente, para limpeza e desobstrução de vias.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.