Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 25 novembro, 2024
Início » OAB exige divulgação de supostas provas contra filho de Moraes

OAB exige divulgação de supostas provas contra filho de Moraes

Por Marina B.

Sob intensa pressão no caso das mensagens vazadas, o ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF) pode enfrentar mais um desafio. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) solicitou nesta segunda-feira (26) que todas as provas reunidas no inquérito sobre as supostas hostilidades contra o ministro no aeroporto de Roma, em julho de 2023, sejam compartilhadas com a defesa da família acusada no caso. Isso inclui as imagens das câmeras de segurança do terminal.

No documento, a OAB enfatiza a importância das investigações e a necessidade de respeitar as instituições democráticas, mas critica o sigilo das filmagens.

“É incompreensível negar ao advogado devidamente habilitado o acesso às informações, o que representa uma ofensa às prerrogativas da advocacia,” afirma o ofício.

Elaborado pela comissão nacional de defesa das prerrogativas dos advogados, o parecer destaca que as restrições impostas pelo STF são “incompatíveis com a ordem constitucional vigente.”

“Restrições às prerrogativas dos advogados não afetam apenas a classe, mas toda a sociedade e o equilíbrio do Estado Democrático de Direito,” acrescenta o documento.

O advogado Ralph Tórtima Stettinger Filho, que representa a família do empresário Roberto Mantovani, sua esposa Renata Munarão, e o genro Alex Zanatta, todos denunciados no caso, recorreu à OAB após vários pedidos para obter cópias das imagens terem sido recusados.

O ministro Dias Toffoli, relator do processo, justifica a decisão com a necessidade de preservar a “intimidade dos envolvidos e de terceiros presentes nas filmagens.” Embora tenha permitido que os advogados assistam às imagens no STF, ele negou a extração de cópias, o que a defesa considera um obstáculo para a realização de uma perícia adequada.

Nesta segunda-feira (26), o caso ganhou uma nova reviravolta com a divulgação de um laudo técnico do professor Ricardo Molina de Figueiredo, que confirma que Alexandre Barci, filho de Moraes, agrediu o empresário Roberto Mantovani com um “tapa na nuca” em 14 de julho de 2023.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.