Dólar Hoje Euro Hoje
quinta-feira, 18 dezembro, 2025
Início » Novo pede cassação de deputada do PT após confusão na Câmara

Novo pede cassação de deputada do PT após confusão na Câmara

Por Alexandre Gomes

Partido acusa Camila Jara de agressão a servidor e fala em violação de decoro parlamentar

O partido Novo protocolou uma representação no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados pedindo punição à deputada federal Camila Jara (PT-MS) por suposta violação ao decoro parlamentar. A legenda afirma que a parlamentar teria empurrado e intimidado o secretário-geral da Mesa Diretora, Lucas Ribeiro Almeida Júnior, durante uma confusão ocorrida no plenário em 9 de dezembro.

Segundo a representação, o episódio ocorreu no contexto do tumulto após o deputado Glauber Braga (Psol-RJ) ocupar a cadeira da Presidência da Câmara e se recusar a deixar o local, o que levou à atuação da Polícia Legislativa para removê-lo. A confusão terminou com empurrões e acusações cruzadas envolvendo parlamentares, servidores e profissionais de imprensa.

O que o Novo pede

No documento, o Novo sustenta que a conduta atribuída a Camila Jara compromete a ordem institucional e a convivência no Parlamento. A sigla defende a abertura de processo disciplinar e sustenta que o caso pode resultar em penalidades que vão de suspensão do mandato até cassação, a depender do enquadramento e da deliberação do colegiado.

Contexto e repercussão

A representação também cita episódios anteriores envolvendo acusações de agressão em mobilizações na Câmara, apontando que a reincidência — caso confirmada — reforçaria a necessidade de apuração e responsabilização. A deputada nega acusações anteriores e costuma alegar que situações do tipo ocorreram em meio a tumultos e empurra-empurra.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.