A nota divulgada pelo Itamaraty sobre os ataques do Irã contra Israel não inclui qualquer expressão de repúdio à violência iraniana contra os israelenses.
O comunicado expressa preocupação com os relatos de envio de drones e mísseis do Irã em direção a Israel, ressaltando o alerta para países vizinhos como Jordânia e Síria.
Desde o início do conflito na Faixa de Gaza, o governo brasileiro tem destacado o potencial destrutivo do alastramento das hostilidades para a Cisjordânia e outros países da região, como Líbano, Síria, Iêmen e agora o Irã.
O Brasil apela para que todas as partes envolvidas exerçam máxima contenção e convoca a comunidade internacional a unir esforços para evitar uma escalada.
Devido aos recentes acontecimentos no Oriente Médio, o Ministério das Relações Exteriores orienta os brasileiros a evitarem viagens não essenciais à região, especialmente a Israel, Palestina, Líbano, Síria, Jordânia, Iraque e Irã, e a seguir as orientações das embaixadas brasileiras divulgadas em seus sites e redes sociais.
O Itamaraty tem monitorado a situação dos brasileiros na região, particularmente em Israel, Palestina e Líbano, desde outubro passado.