O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) anunciou nesta quinta-feira (25.jul.2024) que solicitará ao Itamaraty informações sobre como a primeira-dama Janja Lula da Silva obteve a credencial de chefe de Estado para os Jogos Olímpicos. Segundo Ferreira, a função não deveria ser atribuída a ela, apenas por ser esposa do presidente.
O deputado alegou que “interlocutores de Janja praticamente pressionaram membros do COB [Comitê Olímpico Brasileiro] para garantir sua credencial” e afirmou que pedirá à Procuradoria Geral da República (PGR) uma investigação sobre possível abuso de autoridade.
Confira a declaração de Nikolas Ferreira no X:
”Protocolarei um pedido de informações ao Itamaraty questionando como Janja obteve credencial de chefe de Estado para os Jogos Olímpicos, algo que não lhe cabe como primeira-dama. Segundo informações obtidas na imprensa, interlocutores de Janja praticamente coagiram integrantes do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) para conseguir sua credencial. Diante disso, também farei uma representação à PGR para que seja investigado o suposto crime de abuso de autoridade por parte do Governo Federal. O Brasil não pode ser representado em um evento oficial por quem não foi eleito pelo povo- já basta o uniforme vergonhoso.”