Dólar Hoje Euro Hoje
quinta-feira, 3 outubro, 2024
Início » Mobilização contra a dengue: Rio de Janeiro em combate na Lagoa, Niterói e interior

Mobilização contra a dengue: Rio de Janeiro em combate na Lagoa, Niterói e interior

Por Marina B.

O Dia D de combate à dengue foi marcado por uma série de atividades na Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul do Rio de Janeiro, no último sábado (02), com o objetivo de sensibilizar a população para a eliminação de todos os pontos de água parada em casa e nos locais de convívio. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), conduziu aulas para formar brigadas antidengue, ofereceu palestras sobre a doença e realizou observações de mosquitos em diferentes estágios. Além de enfatizar a importância de eliminar possíveis criadouros, as equipes da SES-RJ distribuíram panfletos com um check-list para limpeza dos potenciais focos e promoveram atividades lúdicas para as crianças, incentivando a eliminação do personagem Mosquitão.

“Através do nosso guia ’10 minutos salvam vidas’, disponível em nosso site, destacamos todos os pontos que precisam ser verificados em casa, como calhas, bandejas da geladeira, pneus e garrafas, locais propícios para a reprodução do Aedes aegypti. É fundamental que a população esteja atenta e verifique esses possíveis focos pelo menos uma vez por semana”, ressaltou a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.

Essa mobilização faz parte da proposta nacional do Ministério da Saúde, intitulada “10 minutos contra a dengue”, visando fortalecer as ações de prevenção e conscientização para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti. Devido ao aumento dos casos de dengue, o Governo do Estado declarou epidemia no Rio de Janeiro e lançou a campanha “Contra a Dengue Todo Dia”. Desde o ano passado, a SES-RJ tem implementado uma série de medidas preventivas e de suporte aos municípios para lidar com a doença.

A iniciativa inclui a formação de brigadas e a realização de ações de conscientização em locais de trabalho e eventos, além de orientações para a comunidade. A população tem respondido de forma positiva, reconhecendo a importância de se engajar na luta contra a dengue. Além das atividades na Lagoa, a SES ofereceu orientações em suas sedes e destinou recursos e suporte técnico aos municípios com maior incidência da doença.

O combate à epidemia é uma prioridade, e a SES tem atuado em várias frentes, incluindo treinamento de profissionais de saúde, implantação de centros de hidratação e ampliação das salas de atendimento. Com o uso de tecnologia avançada e monitoramento em tempo real, o governo busca agilizar as respostas e reduzir os impactos da dengue no estado.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.