Dólar Hoje Euro Hoje
quinta-feira, 19 setembro, 2024
Início » Ministros intensificam viagens eleitorais em 2024: Luxo e polêmica no uso de jatinhos da FAB

Ministros intensificam viagens eleitorais em 2024: Luxo e polêmica no uso de jatinhos da FAB

Por Marina B.

Os ministros Rui Costa, da Casa Civil, Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, Camilo Santana, da Educação, André de Paula, da Pesca e Aquicultura, e Carlos Lupi, da Previdência Social, têm passado muito mais tempo em seus redutos eleitorais em 2024, ano de eleições municipais, do que em 2023.

De acordo com um levantamento do Estadão baseado em dados do Painel de Viagens, o número de viagens de retorno para casa pagas pela União em 2024 já supera o total registrado no ano anterior nos primeiros oito meses do ano.

Os ministros Celso Sabino, do Turismo, André Fufuca, do Esporte, e Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, também têm priorizado suas bases estaduais, apesar de terem sido nomeados no segundo semestre do ano passado e, portanto, terem menos tempo no governo.

Camilo Santana, o campeão de viagens

Camilo Santana foi o ministro que mais viajou em 2024, com 55 deslocamentos, comparado a 46 em 2023. Seu estado natal, o Ceará, foi o destino de 24 dessas viagens. No estado, Santana se concentrou em anunciar iniciativas do governo federal em Fortaleza, onde apoia a candidatura do deputado estadual Evandro Leitão (PT), seu aliado político.

A assessoria de Santana afirmou que ele participou de 51 agendas públicas em todo o país em 2024, sendo oito no Ceará. “Os outros deslocamentos para o Ceará refletem apenas viagens semanais para sua residência, onde vive com sua família.”

Padilha e Carlos Lupi

Alexandre Padilha (PT) e Carlos Lupi (PDT) também intensificaram suas viagens para os redutos eleitorais. Padilha realizou uma viagem oficial a São Paulo de 19 a 22 de julho, ocasião em que participou da convenção de Guilherme Boulos (PSOL) na capital paulista no dia 20. A assessoria de Padilha esclareceu que ele cumpriu compromissos institucionais em São Paulo e permaneceu na cidade, onde reside, durante o fim de semana, retornando a Brasília em voo de carreira na segunda-feira, conforme previsto pela Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024.

Carlos Lupi fez 27 viagens em 2024, das quais 16 foram para o Rio de Janeiro. Em uma viagem de “serviço” entre 7 e 11 de junho, Lupi participou da oficialização de Martha Rocha como pré-candidata a vice-prefeita na chapa de Eduardo Paes (PSD), que acabou escolhendo Eduardo Cavaliere (PSD) como vice. No entanto, não foram registrados compromissos oficiais durante a viagem.

Rui Costa

Dados do Painel de Viagens indicam que o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), fez 43 viagens em 2024, mais do que o dobro do número de viagens realizadas em 2023. A Bahia, estado que ele governou entre 2015 e 2022, foi o destino de 27 dessas viagens. A Casa Civil não detalhou os deslocamentos de Rui Costa em julho.

André de Paula

O ministro da Pesca, André de Paula, também aproveitou suas viagens a Pernambuco para participar de convenções partidárias. Entre 1° e 6 de agosto, ele participou de pelo menos quatro eventos do PSD em seu estado. A assessoria de André de Paula afirmou que todas as viagens foram realizadas em conformidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, e que as agendas políticas ocorreram após o cumprimento de sua agenda ministerial.

Viagens com base na Lei Orçamentária

A maioria dos ministros alegou que as viagens de retorno para residência foram autorizadas pela Lei Orçamentária Anual de 2024. A lei prevê que diárias e passagens sejam concedidas apenas “no estrito interesse do serviço público” a servidores e membros dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público da União e Defensoria Pública da União. No entanto, os ministros têm utilizado essa prerrogativa para atender a interesses políticos em seus redutos eleitorais e impulsionar as campanhas de seus aliados.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.