O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, tem sido o principal alvo de deputados que buscam convocar auxiliares do governo Lula para prestar esclarecimentos na Câmara. Neste ano, foram apresentados 228 requerimentos de convocação de autoridades, dos quais 38 são especificamente para Lewandowski. A maioria desses pedidos está relacionada ao polêmico caso dos presos de Mossoró (RN), que fugiram de um presídio federal e, durante 50 dias, desafiaram as forças de segurança sob a supervisão de Lewandowski.
Falta de Atividades
Outro motivo recorrente para as convocações é o uso da Polícia Federal para investigar supostas ‘fake news’ durante as enchentes no Rio Grande do Sul.
Motivos Diversos
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, é a segunda mais mencionada, com 21 pedidos de convocação, cobrindo uma variedade de temas, incluindo a vacina do Lula, dengue e viagens oficiais.
Pimenta no Banco de Bronze
O deputado Paulo Pimenta (Reconstrução do RS) segue com 19 pedidos de convocação, principalmente sobre o controverso leilão de arroz e questões relacionadas à atuação na Secom.
Escândalo do Arroz
A controversa compra de arroz, feita sem consultar os produtores, também levou a 18 pedidos de convocação para o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.