Dólar Hoje Euro Hoje
domingo, 29 setembro, 2024
Início » Ministérios da Fazenda e Planejamento em conflito por controle orçamentário

Ministérios da Fazenda e Planejamento em conflito por controle orçamentário

Por Marina B.

A pressão sobre a equipe econômica para alcançar resultados positivos e evitar um significativo bloqueio de recursos no Orçamento de 2024, tem exacerbado tensões e desentendimentos nos bastidores entre os ministérios da Fazenda e do Planejamento.

De acordo com informações obtidas pela Folha, o departamento liderado por Simone Tebet, tem sido alvo de críticas de outros membros do governo, que consideram que a iniciativa da ministra de avaliar e revisar gastos ainda não decolou.

Por outro lado, a atuação independente da equipe de Haddad em questões relacionadas ao Orçamento, que está sob a gestão direta de Tebet, também tem gerado críticas e reclamações.

O Ministério da Fazenda não respondeu aos pedidos de contato, enquanto o Planejamento optou por não comentar a situação.

A revogação da Medida Provisória (MP) sobre a reoneração da folha de pagamento das empresas, foi o ponto mais recente de desentendimentos.

A Fazenda estava sendo pressionada pela liderança do Congresso Nacional para reverter a medida o mais rápido possível, porém, o Planejamento tinha o entendimento de que não seria adequado deixar uma lacuna na estratégia de flexibilização, o que poderia aumentar o risco de contingenciamento de recursos – algo indesejado pela ala política do governo.

Sem a aprovação da MP, o Executivo teria que lidar com uma perda significativa na arrecadação. Por isso, a equipe de Tebet defendia a revogação apenas após o relatório de reavaliação de receitas e despesas, que será divulgado em 22 de março, porém, acabou sendo marginalizada nas discussões. A nova MP foi publicada na última quarta-feira (28).

Este episódio é o mais recente de uma série de desentendimentos que, no dia a dia, são disfarçados sob as cortinas dos elogios públicos entre Haddad e Tebet.
Esta é a verdadeira face do governo Lula. Ninguém trabalha, todos se desentendem e o Brasil não prospera, ao contrário, segue ladeira abaixo.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.