O presidente da Argentina, Javier Milei, declarou apoio à família Bolsonaro para as eleições no Brasil. A afirmação foi feita em entrevista ao programa Oppenheimer Presenta, da CNN em espanhol, exibido neste sábado (10).
Durante a conversa, Milei afirmou ter preferência por uma alternativa política ligada aos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro, em oposição ao que chamou de “socialismo do século 21”. Segundo o presidente argentino, os Bolsonaros são amigos pessoais e representam, em sua visão, um caminho político distinto para o Brasil.
As declarações ocorrem em meio a um momento de tensão diplomática entre Brasil e Argentina. Na semana anterior, o Itamaraty comunicou que o Brasil deixará de representar os interesses argentinos na Venezuela, função que vinha exercendo desde agosto de 2024, após a expulsão do corpo diplomático argentino por Caracas.
Repercussão entre Flávio e Eduardo Bolsonaro
A fala de Milei foi comemorada por integrantes da família Bolsonaro. O senador Flávio Bolsonaro, pré-candidato à Presidência da República, afirmou que, a partir de 2027, a Argentina terá no Brasil não apenas um aliado político, mas um parceiro comercial estratégico.
Já o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro elogiou a gestão de Milei e afirmou que o presidente argentino conseguiu retirar o país de uma grave crise econômica e moral. Eduardo também relembrou declarações depreciativas feitas no passado pelo ex-presidente argentino Alberto Fernández sobre os brasileiros, destacando a mudança de postura política e institucional na Argentina sob o atual governo.
As manifestações reforçam o alinhamento ideológico entre Milei e a família Bolsonaro e adicionam um novo elemento ao debate político regional às vésperas do calendário eleitoral brasileiro.