A intimação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), exigindo que o X nomeasse um representante legal no Brasil em 24 horas, sob pena de suspensão da plataforma no país, gerou ampla repercussão na mídia internacional.
Jornais americanos como The Washington Post, The New York Times e Wall Street Journal noticiaram o evento, destacando o confronto atual entre o bilionário Elon Musk, proprietário do X, e Moraes.
“O Supremo Tribunal do Brasil deu a Elon Musk, na quarta-feira, um prazo de 24 horas para nomear um representante legal para o X no Brasil ou enfrentar a suspensão de sua rede social em um país de 200 milhões de habitantes”, informou o The New York Times. O jornal também mencionou que Musk havia fechado o escritório do X no Brasil em protesto contra ordens judiciais para suspender contas, destacando que a recusa em cumprir a ordem poderia resultar na perda de um dos maiores mercados fora dos Estados Unidos.
“O Times destacou que este é um dos maiores testes para os esforços de Musk, lembrando que o X enfrentou restrições em vários países durante protestos para impedir a coordenação de manifestantes”, relatou o periódico.
O Wall Street Journal ressaltou que “o ultimato marca uma nova escalada em uma situação já tensa entre a mais alta corte do Brasil e o X”, enfatizando a gravidade da situação.
O Washington Post, citando uma matéria da agência Associated Press (AP), afirmou que “a ordem do ministro Alexandre de Moraes é o mais recente desdobramento de uma disputa contínua com a plataforma de Musk”, e destacou as diferenças na abordagem da liberdade de expressão entre os Estados Unidos e outros países como o Brasil.
Na Europa, o jornal francês Le Monde também cobriu a intimação de Moraes. Baseado em uma reportagem da agência France-Presse, o Le Monde mencionou que “Alexandre de Moraes, conhecido juiz da Suprema Corte do Brasil, ameaçou, na quarta-feira, 28 de agosto, suspender a rede social X no país em 24 horas”. O jornal lembrou que Musk havia anunciado o fechamento dos escritórios do X no Brasil em 17 de agosto e acusou Moraes de tentar censurar a plataforma ao ameaçar prender seu representante legal no país.
A agência de notícias do Catar, Al Jazeera, também cobriu a ameaça de Moraes. “A ordem é o mais recente desdobramento de uma disputa que durou meses entre Musk e Alexandre de Moraes”, destacou a Al Jazeera. A agência mencionou que Moraes havia planejado a suspensão de mais de 100 contas no X nos últimos anos, incluindo apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, e que a decisão de Moraes era vista como uma forma de supressão política.
A Reuters também repercutiu a ameaça de Moraes contra o X, destacando que “no início deste mês, o X anunciou que encerraria suas operações e demitiria sua equipe no Brasil devido ao que chamou de ‘ordens de censura’ de Moraes, embora o serviço da empresa continue disponível para os usuários brasileiros”.