Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 25 novembro, 2024
Início » Michelle Bolsonaro lidera corrida ao Senado pelo DF, aponta novo levantamento

Michelle Bolsonaro lidera corrida ao Senado pelo DF, aponta novo levantamento

Por Marina B.

Um novo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta quinta-feira (4), revela que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro lidera as intenções de voto para o Senado pelo Distrito Federal. Conforme o estudo, 35,5% dos brasilienses consideram votar em Michelle para uma das duas vagas da capital federal que estarão em disputa em 2026.

A pesquisa ouviu 1.360 eleitores de Brasília entre os dias 29 de junho e 2 de julho, com um índice de confiabilidade de 95% e uma margem de erro de 2,7 pontos percentuais.

O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, está preparando a ex-primeira-dama para herdar o capital político do marido, inelegível até 2030. A sigla considera lançar Michelle para a presidência, o Senado pelo DF, ou até mesmo a vice-presidência em uma chapa da direita.

Em segundo lugar na pesquisa está o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), que também pretende se candidatar ao Senado em 2026. Segundo o levantamento, ele possui 28,7% das intenções de voto. O emedebista está tecnicamente empatado dentro da margem de erro com o deputado federal Fred Linhares (Republicanos), que aparece com 26,1%.

Em uma entrevista a rádios da capital federal no último dia 26 de junho, Ibaneis sugeriu a criação de uma dobradinha com Michelle. O governador afirmou que tem o apoio dos eleitores que aprovam sua gestão na capital, enquanto a ex-primeira-dama detém o “voto ideológico”.

A deputada federal Erika Kokay (PT) aparece com 18,9% das intenções de voto, sendo a esquerdista melhor posicionada na pesquisa do Paraná Pesquisas. Com a falta de nomes competitivos, o diretório petista da capital federal teme não conseguir eleger mais deputados em 2026.

A deputada federal Bia Kicis (PL) possui 12,2% das intenções de voto, empatada dentro da margem de erro com a senadora Leila Barros (PDT), que tem 11,5%. A ex-presidente do Sindicato dos Professores do DF Rosilene Corrêa (PT) aparece com 9,4% da preferência dos eleitores. Rosilene foi a candidata petista derrotada na eleição de 2022, que elegeu a senadora Damares Alves (Republicanos) para a Casa Alta.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.