Dólar Hoje Euro Hoje
sábado, 12 abril, 2025
Início » Michelle Bolsonaro convoca mulheres para ato pela anistia na Avenida Paulista

Michelle Bolsonaro convoca mulheres para ato pela anistia na Avenida Paulista

Por Alexandre Gomes

Ex-primeira-dama pede mobilização feminina em apoio a Débora dos Santos e sugere uso simbólico de batom na manifestação

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro convocou, nesta terça-feira (1º), mulheres de todo o Brasil para participarem do ato pela anistia dos presos pelos atos de 8 de janeiro de 2023, marcado para o próximo domingo (6), às 14h, na Avenida Paulista, em São Paulo. Em vídeo divulgado nas redes sociais, Michelle convida manifestantes a levarem batons como símbolo de resistência e apoio à cabeleireira Débora dos Santos, presa por dois anos após escrever “Perdeu, mané” com batom na Estátua da Justiça, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF).

“Vamos juntas lutar pela anistia. Vamos juntas lutar pelo Brasil”, declarou Michelle no vídeo, que também conta com a participação de diversas figuras femininas da política e da sociedade civil.

Mobilização feminina com forte apelo simbólico

No vídeo, ao lado de Michelle, aparecem a senadora Damares Alves (Republicanos-DF), as deputadas Bia Kicis (PL-DF) e Caroline de Toni (PL-SC), a influenciadora Bárbara Destefani e Elizete Malafaia, esposa do pastor Silas Malafaia, entre outras personalidades.

As participantes utilizam o batom como metáfora visual da manifestação:

“Palavras escritas com batom foram facilmente apagadas depois que a estátua foi lavada. O que jamais serão apagadas são as marcas profundas causadas pela injustiça de homens poderosos.”

O gesto remete diretamente ao caso de Débora dos Santos, de 39 anos, que ficou presa em regime fechado por dois anos após participar dos atos de 8 de janeiro. Mesmo sem antecedentes, a cabeleireira de Paulínia (SP) foi considerada culpada por depredação do patrimônio público.

Na última sexta-feira (28), o ministro Alexandre de Moraes, do STF, concedeu prisão domiciliar à cabeleireira, que agora cumpre medidas cautelares restritivas — como a proibição de receber visitas, exceto de advogados.

Anistia em pauta no Congresso

O ato deste domingo acontece em meio ao avanço das articulações no Congresso Nacional para anistiar os manifestantes presos ou processados por envolvimento nos atos de 8 de janeiro, iniciativa liderada por deputados da oposição e com forte apoio do Partido Liberal (PL), ao qual Michelle e Jair Bolsonaro são filiados.

Além de cobrar a anistia, Michelle reforça o apelo à mobilização feminina, destacando o papel das mulheres na transformação política:

“Somos trabalhadoras, educadoras, mães, esposas, mas, com muito orgulho, somos também donas de casa. Vamos mudar os rumos do nosso país”, afirma a ex-primeira-dama. “Traga o seu batom. Vamos, juntas, lutar pela anistia, lutar pelo Brasil.”

Expectativa de grande adesão

A manifestação do dia 6 pode marcar mais um ato de expressão popular em defesa da anistia, com o diferencial de uma mobilização liderada por mulheres, com forte apelo emocional e simbólico. O uso do batom, além de referência direta ao caso de Débora, busca transmitir a mensagem de que vozes femininas não podem ser silenciadas.

A expectativa é de que o ato reforce a pressão popular sobre o Congresso para acelerar a tramitação do projeto de anistia, em meio às crescentes críticas à condução dos processos judiciais pelo Supremo Tribunal Federal.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.