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quarta-feira, 30 julho, 2025
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MEC não atinge meta e seis Estados registram retrocesso na alfabetização infantil

Por Alexandre Gomes

O Brasil não conseguiu atingir a meta de 60% de crianças alfabetizadas até o 2º ano do ensino fundamental em 2024, conforme os dados do programa “Criança Alfabetizada”, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, seis Estados apresentaram retrocessos, com desempenho inferior ao registrado em 2023.

Entre os Estados que regrediram nos indicadores de alfabetização, destacam-se:

  • Amazonas: caiu de 52,2% (2023) para 49,17% (2024), ficando bem abaixo da meta estadual de 56,8%.
  • Bahia: passou de 36,8% para 35,96%.
  • Pará: leve recuo, de 48,4% para 48,2%.
  • Paraná: queda de 73,12% para 70,42%.
  • Rondônia: de 64,6% para 62,62%.
  • Rio Grande do Sul: registrou a pior queda, saindo de 63,4% para 44,67%, em um período impactado por fortes enchentes no Estado.

O resultado geral evidencia os desafios que o país ainda enfrenta para garantir a alfabetização plena das crianças nos primeiros anos do ensino fundamental, mesmo com programas federais voltados a essa finalidade.

O MEC ainda não se pronunciou oficialmente sobre as causas do não cumprimento da meta, nem sobre as estratégias para reverter o cenário nos próximos anos.

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