Um manifesto assinado pelo deputado Marcel van Hattem (Novo-RS), pelo jornalista americano Michael Shellenberger, pelo presidente nacional do Partido Novo, Eduardo Ribeiro, e outros nomes, expõe a recente incursão autoritária do ministro Alexandre de Moraes sobre a comunicação social do Brasil.
No documento intitulado “Censura Não”, os signatários denunciam as ações secretas do Supremo Tribunal Federal, que incluem tentativas de censura a legisladores, interrupção da divulgação de notícias consideradas inadequadas, ameaças de processos contra funcionários do X/Twitter e interferência na opinião pública durante períodos eleitorais.
Os apoiadores da carta destacam as retaliações de Moraes na tentativa de punir Elon Musk, proprietário da rede social X, por expor ao mundo as ameaças à liberdade no Brasil por meio de recentes denúncias. Eles afirmam que o país está sofrendo um grave abuso de autoridade por parte do juiz, mas elogiam a postura de Musk, que enfrentou a censura e foi recebido com mais ameaças, inclusive à possibilidade de o X/Twitter ser fechado no Brasil.