Levantamento Futura/Apex mostra que apenas 18% percebem melhora; pesquisa também aponta alta aprovação de operação policial no Rio
Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (11) pelo Instituto Futura, em parceria com a Apex Partners, revela que 46,1% dos brasileiros acreditam que a segurança pública piorou durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
De acordo com o levantamento, 30,8% dos entrevistados consideram que a situação permanece igual, enquanto 18,2% afirmam ter percebido melhora. Outros 4,9% disseram não saber ou preferiram não responder.
Aprovação da operação no Rio de Janeiro
O estudo também analisou a percepção pública sobre a megaoperação policial realizada no Rio de Janeiro em 28 de outubro, que resultou em 121 mortes, entre elas quatro policiais e 117 criminosos.
Mais de 73% dos entrevistados aprovaram a ação conduzida pelo governo fluminense contra o Comando Vermelho, considerada a operação mais letal da história do país.
A pesquisa aponta ainda um contraste na avaliação de lideranças políticas: o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), recebeu 61,2% de aprovação (ótimo ou bom) pela condução da operação, enquanto Lula registrou apenas 20,8% de avaliação positiva no mesmo tema.
Metodologia
O levantamento foi realizado entre os dias 4 e 8 de novembro, uma semana após a operação no Rio, e entrevistou 2 mil eleitores por telefone, em 898 cidades de todas as regiões do país. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%.