A Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM), mobilizou seus policiais civis em uma operação na terça-feira (20/02), visando desmantelar um grupo criminoso envolvido na produção e comercialização de suplementos falsificados. Mandados de busca e apreensão foram executados em diversos endereços ligados à quadrilha, localizados no Rio de Janeiro, resultando na prisão em flagrante de um dos membros.
A investigação teve origem a partir de uma denúncia feita por uma plataforma de comércio online à delegacia. Segundo relatos, consumidores haviam reclamado sobre a venda de suplementos falsificados por alguns vendedores na plataforma. Entre os produtos fraudulentos estavam marcas renomadas, assim como substâncias prometendo curar diversas condições, como cegueira, catarata e surdez.
Após um trabalho meticuloso de inteligência e monitoramento, os agentes cumpriram os mandados em locais como Parada de Lucas, na Zona Norte, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, além de Cabo Frio e São Pedro D’Aldeia, na Região dos Lagos, onde toneladas de produtos prontos para a venda foram encontrados.
Os membros da quadrilha exibiam uma vida de luxo nas redes sociais, com carros de alto padrão, indicando lucros expressivos. Descobriu-se que estavam planejando abrir uma farmácia própria em Duque de Caxias, que também foi alvo da operação. No local, foram apreendidos insumos químicos, equipamentos e maquinário para a produção de cápsulas.
Um dos investigados, responsável pela gestão das vendas, foi detido em um dos endereços durante a operação. Os demais envolvidos serão indiciados por associação criminosa, além de crimes contra a saúde pública e o consumidor. Todo o material apreendido será submetido à perícia e posteriormente destruído.
A Polícia Civil alerta para os riscos à saúde associados ao consumo de suplementos falsificados, destacando os danos irreversíveis que podem ser causados. A prática de venda de produtos falsificados mas redes sociais, vem se tornando cada vez mais comum, sem que haja uma repressão forte contra isso.