Dólar Hoje Euro Hoje
quinta-feira, 22 janeiro, 2026
Início » Lula tem poucas agendas reservadas com ministras e concentra despachos na Casa Civil

Lula tem poucas agendas reservadas com ministras e concentra despachos na Casa Civil

Por Alexandre Gomes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem mantido poucas reuniões privadas com as mulheres que nomeou para chefiar ministérios, segundo levantamento sobre agendas reservadas do Palácio do Planalto. Entre os dez ministros com menor número de encontros desse tipo com o presidente, sete são mulheres — todas com, no máximo, duas reuniões registradas.

Em 2025, Márcia Lopes (Mulheres), Margareth Menezes (Cultura) e Cida Gonçalves (Mulheres) tiveram apenas um despacho com Lula. O número é o mesmo atribuído a Paulo Pimenta, então titular da Secretaria de Comunicação Social (Secom), que permaneceu no cargo por apenas uma semana no ano antes de ser demitido.

Outras quatro ministras aparecem com dois encontros reservados com o presidente: Sônia Guajajara (Povos Indígenas), Anielle Franco (Igualdade Racial), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e Macaé Evaristo (Direitos Humanos).

No outro extremo do ranking, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, voltou a ser o integrante do governo mais recebido por Lula pelo segundo ano consecutivo, com 36 despachos registrados.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.