Dólar Hoje Euro Hoje
domingo, 29 setembro, 2024
Início » Lula fica para trás: Governadores de direita brilham nas aprovações estaduais

Lula fica para trás: Governadores de direita brilham nas aprovações estaduais

Por Marina B.


Os quatro governadores de direita que lideram São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Goiás – Tarcísio de Freitas (Republicanos), Romeu Zema (Novo), Ratinho Júnior (PSD) e Ronaldo Caiado (União Brasil), respectivamente – desfrutam de índices de aprovação superiores aos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em seus respectivos estados. Essa constatação é resultado da pesquisa Genial/Quaest, conduzida entre os dias 4 e 7 de abril nestas unidades federativas.

Estes quatro governadores são mencionados como possíveis pré-candidatos à Presidência em 2026, potencialmente disputando com o próprio Lula. Ronaldo Caiado, por exemplo, já expressou publicamente sua intenção de concorrer. Tarcísio de Freitas tem indicado sua disposição de concorrer novamente ao governo de São Paulo, já que é o único dos quatro ainda em seu primeiro mandato. Romeu Zema e Ratinho Júnior têm se mostrado cautelosos em relação ao assunto.

Segundo o levantamento da Genial/Quaest, a maior disparidade é observada em Goiás. Lá, enquanto Ronaldo Caiado é aprovado por 86% dos eleitores, Lula registra aprovação de 49%. A pesquisa indica que 12% dos entrevistados desaprovam o governador, enquanto 50% aprovam o presidente.

Há também uma diferença significativa no Paraná, onde a gestão de Ratinho Júnior conta com 79% de aprovação e 17% de desaprovação, enquanto Lula é aprovado por 44% e desaprovado por 54%.

Em Minas Gerais, Romeu Zema é avaliado positivamente por 62% dos entrevistados, enquanto Lula registra uma taxa de aprovação de 52%. Enquanto isso, 31% desaprovam o trabalho do governador e 47% expressam desaprovação em relação à gestão do presidente.

Por fim, a aprovação de Tarcísio de Freitas atinge 62% em São Paulo, com 29% de desaprovação. Lula, por sua vez, é aprovado por 50% e reprovado por 48% no estado.

A pesquisa consultou 1.656 eleitores em São Paulo (em 84 municípios), 1.506 em Minas Gerais (em 84 cidades), 1.121 no Paraná (56 unidades) e 1.127 em Goiás (47 municípios). As margens de erro são, respectivamente, de 2,4; 2,5; 2,9 e 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.