Dólar Hoje Euro Hoje
terça-feira, 22 abril, 2025
Início » Lula é internado às pressas para fazer cirurgia na cabeça

Lula é internado às pressas para fazer cirurgia na cabeça

Por Alexandre Gomes

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi internado na noite de segunda-feira (9) e submetido a uma cirurgia na madrugada desta terça-feira (10) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O procedimento foi necessário para tratar um hematoma intracraniano identificado após exames. A causa do problema foi associada ao acidente doméstico que Lula sofreu no dia 19 de outubro, quando caiu no Palácio da Alvorada.

Situação clínica e recuperação

De acordo com a equipe médica, o procedimento foi bem-sucedido, com duração aproximada de duas horas. O presidente está consciente, se alimentando normalmente, e não apresenta sequelas ou comprometimentos cerebrais.

O neurocirurgião Marcos Stavale explicou que o hematoma ocorreu devido a um “sangramento tardio”, resultado do impacto sofrido na queda. O ferimento inicial foi descrito como um “corto-contuso” na região occipital, localizada na parte posterior da cabeça.

Segundo o médico pessoal de Lula, Roberto Kalil Filho, o presidente está bem, mas permanecerá em observação pelos próximos dias. “Ele não teve nenhuma sequela”, afirmou Kalil.

Apesar de sua boa recuperação até o momento, ainda é cedo para estimar quando Lula receberá alta. A equipe médica ressaltou a importância de um acompanhamento cuidadoso, especialmente considerando a idade do presidente, que completou 78 anos em outubro.

A cirurgia ocorreu em meio a uma agenda presidencial movimentada, que deverá ser reorganizada para garantir sua recuperação plena.

Relembre o acidente

No dia 19 de outubro, Lula escorregou e caiu no Palácio da Alvorada, sofrendo um impacto na cabeça. Na ocasião, ele recebeu atendimento médico e retomou suas atividades normalmente, mas os incômodos recentes levaram à realização de exames que revelaram o hematoma intracraniano.

A cirurgia marca mais um episódio de atenção à saúde de Lula, reforçando a necessidade de cuidados redobrados para o líder do Executivo.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.