Dólar Hoje Euro Hoje
domingo, 27 outubro, 2024
Início » Lula despreza IA e enaltece ‘inteligência humana’

Lula despreza IA e enaltece ‘inteligência humana’

Por Marina B.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou na última sexta-feira (8), que está “farto” de ouvir falar sobre inteligência artificial (IA). Segundo ele, não há necessidade de investir nesse tipo de tecnologia em um país com “tantas mentes brilhantes”.

Essa afirmação foi feita um dia após Lula liderar a primeira Reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNCT), focada nos avanços e desafios da inteligência artificial no Brasil. Durante o evento, ele enfatizou a necessidade de uma política concreta voltada para a tecnologia.

“Estou exausto de teorias, de ouvir sobre essa tal inteligência artificial. Em um país que possui tantos cérebros brilhantes, para que precisamos de inteligência artificial? Por que não aproveitamos a inteligência humana que temos aqui?”, questionou o presidente durante um almoço com servidoras em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Apesar de sua postura contrária à inteligência artificial nessa sexta-feira, o presidente revelou ter conversado com cientistas durante a reunião do CNCT e desafiou-os a criar uma proposta de IA exclusivamente em português. Lula afirmou que os cientistas teriam até julho, quando está marcada a Conferência Nacional de Tecnologia, para apresentar o projeto.

Ele incentivou os pesquisadores presentes a aproveitarem sua administração, pois afirmou que “jamais terão tanta liberdade para pensar e agir” como em seu governo. Além disso, garantiu que, se houver bons projetos para o setor, não faltarão recursos para investimentos.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.