Em entrevista à TV Record nesta terça-feira (16), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou veementemente a tentativa de assassinato contra o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ocorrida durante um comício no sábado (13). Lula classificou o atentado como “abominável” e expressou preocupação quanto à possível exploração política do incidente por Trump.
Lula afirmou que Trump provavelmente tentará capitalizar o episódio em seu favor.
“Eu não sei quais foram as respostas que os democratas deram, não sei quais foram as respostas que os políticos deram. Eu, sinceramente, acho que o Trump vai tentar tirar proveito disso. Aquela foto dele com o braço erguido, aquilo se fosse encomendado não sairia melhor”, apontou Lula.
O atentado ocorreu enquanto Trump discursava para seus apoiadores na cidade de Butler, Pensilvânia. Um homem disparou contra ele, mas o tiro pegou de raspão, evitando uma tragédia maior.
Lula destacou que a maneira como Trump decidir explorar o incidente poderá sensibilizar parte da sociedade.
“Eu acho que depende do jeito que ele vai explorar isso, depende do jeito. É muito difícil você não sensibilizar uma parcela da sociedade quando é agredido, quando é morto”, concluiu Lula.