Dólar Hoje Euro Hoje
quarta-feira, 9 outubro, 2024
Início » Líder do governo, senador Jaques Wagner luta contra autonomia do Banco Central e proposta deve parar no STF

Líder do governo, senador Jaques Wagner luta contra autonomia do Banco Central e proposta deve parar no STF

Por Marina B.

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), está empenhado em adiar a tramitação da proposta que confere autonomia financeira ao Banco Central, agendada para votação amanhã (17) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida por Davi Alcolumbre (União-AP). A aprovação na CCJ é considerada praticamente certa. Dentro da Advocacia-Geral da União, há o entendimento de que o projeto pode ser contestado judicialmente por não ter sido iniciativa do Executivo.

A oposição apoia firmemente

A autonomia financeira do Banco Central é uma bandeira da oposição, e Alcolumbre, que busca retornar à presidência do Senado, está apoiando a ideia.

Aliado do campo lulista

No Plenário, o governo conta com Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para segurar a votação, que não deve ocorrer até o final do ano.

Impacto no orçamento

Para o governo, o principal problema da proposta é transformar o BC em uma “empresa pública”, o que teria impacto significativo nas contas públicas.

Oposição dos sindicatos

Antes mesmo da votação, sindicatos de servidores do BC, ligados ao governo, já estão pressionando os senadores contra a medida.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.