Dólar Hoje Euro Hoje
domingo, 3 agosto, 2025
Início » Justiça italiana mantém Carla Zambelli presa após audiência de custódia, rejeitando substituição por medidas alternativas

Justiça italiana mantém Carla Zambelli presa após audiência de custódia, rejeitando substituição por medidas alternativas

Por Alexandre Gomes

Durante a cerimônia de audiência de custódia realizada nesta sexta-feira (1º) pela Corte de Apelação de Roma, a Justiça italiana decidiu manter a deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) presa na penitenciária feminina de Rebibbia. A parlamentar foi condenada no Brasil a dez anos de prisão por envolvimento na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e está detida desde que foi incluída na lista vermelha da Interpol, a pedido do Supremo Tribunal Federal.

Durante a audiência, que durou cerca de três horas e meia, a defesa de Zambelli solicitou que sua prisão fosse substituída por medidas alternativas, argumentando que ela sofre de problemas de saúde e está sem acesso aos medicamentos de que necessita. O juiz Aldo Morgigni, responsável pelo caso, indeferiu o pedido, mantendo a prisão preventiva enquanto tramita o processo de extradição requerido pelo Brasil.

Apesar de manter a detenção, a Justiça italiana autorizou que Zambelli receba os medicamentos necessários, em resposta aos apelos da defesa. A próxima audiência está marcada para o dia 15 de agosto, quando o caso será reavaliado.

O embaixador do Brasil na Itália, Renato Mosca, afirmou que a Justiça italiana não irá acobertar um fugitivo da lei brasileira e que o processo seguirá de forma independente, dentro dos trâmites legais do país europeu. Ele destacou que a decisão final sobre a extradição caberá ao Ministério da Justiça italiano, que pode aprovar ou recusar o pedido com base em critérios jurídicos, políticos ou humanitários. Esse processo pode se estender por meses ou até anos.

A defesa de Zambelli também alega que ela possui cidadania italiana e que está sendo vítima de perseguição política no Brasil, o que poderia justificar um eventual pedido de asilo. Caso o governo italiano aceite esse argumento, o processo de extradição poderia ser encerrado e a parlamentar libertada.

O pai da deputada, João Hélio Salgado, de 77 anos, esteve presente nos arredores da Corte, demonstrando preocupação com a saúde da filha e relatando que ela enfrenta diversas condições médicas agravadas pela falta de medicação adequada.

Com a prisão mantida, Carla Zambelli permanecerá em Rebibbia até que a Justiça italiana reavalie o caso na próxima audiência. O episódio segue repercutindo fortemente no cenário político e diplomático entre Brasil e Itália.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.