Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 25 novembro, 2024
Início » Jornalistas da EBC entram em greve pela terceira vez em um mês, exigindo isonomia salarial

Jornalistas da EBC entram em greve pela terceira vez em um mês, exigindo isonomia salarial

Por Alexandre Gomes

Pela terceira vez em apenas um mês, os jornalistas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) decidiram entrar em greve, reivindicando isonomia salarial no novo Plano de Cargos e Remunerações. A paralisação, que começará na próxima quinta-feira (3), será realizada nas cidades de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

A principal demanda da categoria é a igualdade salarial entre os jornalistas e outros cargos de nível superior dentro da EBC, já que a nova tabela salarial proposta pela empresa prevê uma diferença de 12% a menos para os profissionais de imprensa. Além disso, os trabalhadores de nível médio também pedem equidade em relação aos demais cargos com o mesmo grau de escolaridade.

Os sindicatos que representam os jornalistas ressaltam que, caso a empresa se comprometa publicamente a construir uma proposta que contemple a jornada especial da categoria e respeite a isonomia entre os cargos, a greve poderá ser suspensa.

A situação já foi discutida com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), à qual a EBC é vinculada, e com a Secretaria de Coordenação e Governança de Empresas Estatais do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, mas ainda não houve avanço nas negociações.

Essa é a terceira greve dos jornalistas da EBC desde setembro. A primeira paralisação, realizada nos dias 3 e 4 de setembro, teve adesão de 95% dos profissionais, de acordo com os sindicatos. A segunda greve ocorreu entre os dias 24 e 25 de setembro, com mais 48 horas de paralisação.

A nova paralisação deve afetar serviços como a TV Brasil, Agência Brasil, Rádio Nacional, Rádio MEC, Voz do Brasil, além de TVs universitárias e outros produtos do grupo EBC.

Com a continuidade das mobilizações, os jornalistas esperam pressionar o governo para reverter a política salarial que resulta em vencimentos menores para os profissionais da área.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.